O GLOSTER

A origem da raça é bem conhecida, ao contrário da maioria das outras.

Em 1925 dois exemplares foram exibidos no National Show no Cristal Palace e, afortunadamente, eles foram reconhecidos como uma nova raça pelo juiz A. W. Smith, já falecido.

A mais de sessenta anos, ao fazer sua aparição, no tempo em que a raça Crested estava em seu apogeu, o GLOSTER foi objecto de muita polémica. Muitos criadores daquele tempo refutaram em aceitá-los, considerando-os como maus exemplares do então rei da criação de canários, o Crested.

Com incrível persistência, a Sra. Rogerson, e os Srs.A. W. Smith e John McLay, um notável criador escocês, tornaram-se os pioneiros na criação desse novo e pequeno canário de forma.

Enquanto a Sra. Rogerson obteve seus pássaros partindo do cruzamento de Rollers com poupa com Border de tamanho bem reduzido do plantel de J.H. Madagan, o Sr. MacLay cruzou seus Crested, que eram usados como amas para os grandes, com os menores Borders que conseguiu obter com os criadores escoceses.

O GLOSTER

Corona - poupa bem redonda e cheia, olhos ainda visíveis. Aderente na nuca. Ponto central no meio da cabeça e o mais pequeno possível.

Consort - cabeça bem redonda, bem ampla, bochechuda, com sobrancelhas bem marcadas.
Bico cónico e pequeno.

3-CORPO - 20 Pontos
Dorso bem cheio, ligeiramente abaulado.
Asas bem aderentes, sem se cruzarem.
Peito bem largo, redondo e cheio sem proeminências.
Pescoço largo, com a separação cabeça/corpo imperceptível.

4-PLUMAGEM - 15 Pontos

Sedosa, bem fechada, cor brilhante e natural.

5-POSIÇÃO - 10 Pontos

Altiva, semi-erguida. Em movimento.

6-CAUDA - 5 Pontos
Curta, estreita, no alinhamento do dorso.

7-PATAS E COXAS - 5 Pontos
Patas curtas, ligeiramente flectidas.
Coxas não visíveis.

8-CONDIÇÃO - 5 Pontos
De boa saúde, limpo e não danificado.
Todas as cores são admitidas, excepto coloração artificial.

Gaiola de exposição: tipo inglês ou mod. D (canários de cor), 2 poleiros, 10mm de diâmetro, separados por 5 arames.

 

Saudações

É preciso não esquecer que o Border de 1925 era um pássaro pequeno e de plumagem excelente e desde pequeno "wee gem" e do então considerado o rei da canicultura, o Crested, se originou o pequeno pássaro que posteriormente passou a chamar-se GLOSTER, corruptela de Gloucester, nome escolhido pelo juiz que primeiro os aceitou, A. W. Smith.

Como toda raça que possui a poupa, há exemplares com e sem poupa, ou seja, os CORONA e os CONSORT, que apresentam características idênticas, executando-se a poupa.

Nunca esquecer que a perfeição não existe, logo o "estalão" do Gloster tem 8 rubricas de julgamento que são por ordem de importância para a raça:

1-TAMANHO - 20 Pontos
O mais pequeno possível (máximo 11cm)

2-POUPA(CORONA) OU CABEÇA(CONSORT) - 20 Pontos